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O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.
A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
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- Formas de interagir com o mundo!
Postado por : Unknown
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Há diversas formas das quais um ser humano pode se utilizar para interagir com as coisas, com outras pessoas, enfim, com o mundo. A interação é tão importante que é dela que depende todo nosso conhecimento de mundo. Aprendemos a lidar com as situações difíceis a partir do relato da experiência dos mais velhos, ou compreendemos fenômenos complicados a partir da leitura de um livro.
O ser humano não nasce pronto. Ele precisa interagir com o mundo para aprender.
Segundo John B. Thompson (em “A Mídia e a Modernidade”), há três formas de interação que permitem o intercâmbio de símbolos (que serão convertidos em conhecimento) entre as pessoas.
Primeiro, há a interação face a face, que ocorre entre indivíduos, sem que haja qualquer objeto entre eles. Um segundo nível de interação é a interação mediada, que ocorre quando dois seres humanos interagem com a ajuda de um meio (assim são as conversas pelo telefone, ou a troca de cartas pelo correio). Até mais ou menos o século XIX, tudo o que aprendíamos decorria dessas duas formas básicas de interação.
Entretanto, com o desenvolvimento da mídia impressa, as coisas começaram a mudar.
Ao invés de compreendermos o mundo através de interações face a face, ou de interações mediadas com outros indivíduos, aprendemos cada vez mais a partir dos meios de comunicação de massa. O tipo de interação que acontece nesses meios é denominado por Thompson de “quase-interação mediada”.
Ela é considerada uma "quase-interação", na medida em que, diferentemente de uma comunicação por telefone, nos meios de comunicação de massa, como na televisão, a transmissão de informação ocorre numa via unilateral.
O espectador recebe um grande fluxo de informação, mas participa muito pouco (ou quase nada). Além disso, ele precisa aprender a controlar o excesso de informação, criando estratégias como buscar opiniões consagradas ou de amigos para fazer suas escolhas ou interagindo com outros fãs dos mesmos programas.
Assim, a interação que ocorre nos meios de comunicação de massa não é uma interação mediada propriamente dita porque a pessoa não interage com outra pessoa. Mas não deixa de ser uma forma de intercâmbio simbólico e um instrumento de aprendizagem no sentido de que se recebem informações, que serão processadas, assim como se faz com as informações recebidas numa troca face a face.
Dada a larga difusão dos meios de comunicação de massa, o autor diz que nossa “mundanidade” (sentimento de adaptação ao mundo) é cada vez mais mediada – nossa percepção de mundo depende cada vez mais da mediação de formas simbólicas, e não exclusivamente de interações face a face.
A divisão do autor foi feita considerando o nível do desenvolvimento dos meios de comunicação até o começo da década de 90. Ou seja, em sua obra, Thompson praticamente não se refere à Internet.
A forma de interação na rede mundial de computador é um tanto peculiar. À priori, um blog, com todas as suas inter-relações possíveis, pode ser compreendido como um modelo “todos-todos”, visto que, ao menos em tese, todo mundo pode interagir com todo mundo.
Texto original em: www.verbeat.org/blogs/gabrielazago/2007/01/formas_de_interagir_com_o_mund.html