Bem - Vindos

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
Postado por : Unknown segunda-feira, 23 de maio de 2016

Semana passada tivemos a primeira oficina realizada pela comissão de apoio à célula em parceria com os articuladores. A oficina de pilares (interdependência positiva e habilidades sociais), teve como público alvo os membros cadastrados das células e tinha o intuito de mostrar pros bolsistas o porquê da célula que ele participa ser estruturada do jeito que é, além de ser uma boa maneira de certificar os membros e aproximá-los do PACCE.
Coletamos alguns relatos dos envolvidos no projeto das oficinas: membro da comissão de apoio à célula, articulador e membro de célula.
O membro da comissão de apoio à célula Antônio Filho, relatou:
“Então, as primeiras oficinas foram realizadas com sucesso (embora tenham existido alguns problemas, deu tudo certo). Nossa comissão acredita que é de grande interesse dos articuladores ter uma espécie de incentivo para trazer cada vez mais membros para sua célula. Certificá-los por meio desse projeto foi a melhor forma que encontramos, por isso estamos dirigindo nossos esforços para esse caminho. Temos muito o que melhorar ainda, mas considerando que é a primeira vez que isso acontece no PACCE, contornar os problemas atuais e aprimorar nosso trabalho é uma das principais metas. Espero que todos estejam gostando dos momentos em sala, conhecer novas pessoas e liderar os encontros!”
A articuladora de célula Joyce Rocha, disse:
"As oficinas de pilares são muito proveitosas para todos os atuais articuladores. Acredito que elas colaboram para a melhor absorção dos pilares da aprendizagem cooperativa na vida de cada um. Elas preparam os articuladores para atuais eventos possíveis e divulgam o programa. Alguns pontos como responsabilidade individual são muito cobrados e assim trabalhados. É possível ver também a interdependência entre os articuladores e seus membros de células que participam das oficinas fazendo acontecer. É possível notar também, em outros momentos específicos, os outros pilares. Apesar de ter vários pontos positivos, a distribuição de horários para as oficinas às vezes não beneficiam e nem fazem render. Para alguns membros de célula os horários foram incompatíveis, mas fora esse problema, na minha perspectiva, todo o investimento nas oficinas é positivo. "
               A  Carol Saunders, membro da célula articulada pelo Emanoel Mota do curso de Engenharia Química, relatou:
“Eu adorei. Achei muito divertido, as pessoas maravilhosas, dispostas a te ouvir e a debater os assuntos sem ficar aquele clima chato. Eu saí adorando porque realmente gostei das pessoas que encontrei ali e essa opção de poder conhecer gente nova sempre vai ser algo ótimo pra mim.”
A partir desta experiência, a intenção é de que haja cada vez mais estruturação na realização das oficinas. E sim, outras estão por vir! Aguardem!

Isabela Horácio e Arthur Alex
Comissão de Comunicação e Marketing


Calendário PACCE

Calendário PACCE
Clique na imagem para acessar nossa agenda!
Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC)
Coordenadora: Prof.ª Dra. Tereza Cristina Batista De Lima
Contatos: pacce@prograd.ufc.br
+55 (85) 3366-9444

Posts Populares

Coodenadoria de Formação e Aprendizgem Cooperativa. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

- Copyright © PACCE UFC -PACCE- Powered by Blogger - Designed by Lincoln00 -