Bem - Vindos

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.



NOSSA VISÃO

Que todo estudante da UFC sinta-se devidamente integrado ao seu ambiente acadêmico e que seja um protagonista intelectualmente autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir cooperativa e solidariamente.
 NOSSA MISSÃO
Colaborar para que a UFC seja eficiente no que diz respeito ao desenvolvimento das competências acadêmicas e no seu papel como instituição responsável pela construção de uma sociedade mais cooperativa e solidária.

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC, haja vista que a evasão discente hoje é considerada um dos grandes problemas da Educação Superior.

O programa estimula a formação de células estudantis de aprendizagem cooperativa no âmbito universitário, e, com isso, há um encorajamento mútuo entre os alunos da graduação no enfrentamento de problemas acadêmicos e extra acadêmicos, contribuindo para um melhor rendimento e aprovação em disciplinas da graduação.

Ao promover a sinergia entre os cursos, o PACCE também possui um papel importante na formação de profissionais competentes, proativos e habilitados para o trabalho em equipe. Além disso, fomenta o desenvolvimento das habilidades dos estudantes para elaborar e executar projetos. Uma experiência tão rica que inspira outras universidades, como a Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT).

Executado pela Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da UFC, o PACCE conta com 250 bolsistas de vários cursos e campi da UFC. Estes, além de receberem formação sobre a metodologia, são responsáveis também pela organização de uma célula estudantil que desenvolve um projeto de aprendizagem em um tema de livre escolha. Cumprem 12 horas semanais de atividades, com remuneração de R$ 400,00 durante 10 meses.

Diretor: Hermany Rosa Vieira
Contatos: pacce@prograd.ufc.br | (85) 3366-9444

Quantidade de Bolsistas ao longo dos anos

Dos Objetivos


OBJETIVOS GERAIS:

  1. Contribuir para o aumento da taxa de conclusão dos cursos de graduação;
  2. Viabilizar a formação de capital social a partir do capital intelectual discente da UFC;
  3. Promover sinergia entre cursos e unidades acadêmicas da UFC;
  4. Formar profissionais competentes, proativos e habilidosos para o trabalho em equipe.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Possibilitar rendimento acadêmico satisfatório e aprovação em disciplinas da graduação;
  2. Viabilizar interação positiva e construção de relacionamento entre os estudantes;
  3. Incentivar o encorajamento mútuo entre os estudantes no enfrentamento de problemas acadêmicos e/ou extra acadêmicos;
  4. Viabilizar maior integração dos estudantes ao ambiente acadêmico, gerando aumento no sentimento de pertencimento à UFC;
  5. Formar estudantes proativos, agindo com protagonismo e com autonomia para a aprendizagem;
  6. Fomentar o desenvolvimento das habilidades dos estudantes para elaborar e executar grupos de estudos em células, trabalhos em equipes e projetos;

CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA:

  1. Não exercer qualquer atividade remunerada;
  2. Estar regularmente matriculado em um Curso de Graduação da UFC;
  3. Não estar cursando outra graduação fora da UFC;
  4. Não ter integralizado mais de 75 dos créditos (Bolsista Novato).

Atividades obrigatórias para todos os bolsistas: 

  1. Dedicar oito horas semanais às atividades formativas em Aprendizagem Cooperativa e atividades de interação com os outros estudantes bolsistas;
  2. Participar das reuniões mensais gerais organizadas pela coordenação;
  3. Prestar relatórios mensais de atividades;
  4. Apresentar seus relatos de experiência como bolsista do Programa nos Encontros Universitários da UFC;
  5. Desenvolver todas as atividades em equipe usando a metodologia.

CONHEÇA ALGUMAS ATRIBUIÇÕES DAS CATEGORIAS DE BOLSISTAS:



Articuladores de projetos

Os articuladores de projetos dedicam, por semana, oito horas às atividades formativas em aprendizagem cooperativa e mais quatro horas para organizar e facilitar projetos com outros estudantes da UFC. Podem participar alunos de qualquer curso de graduação da UFC.

Facilitadores

Planejam, juntamente com a coordenação, as atividades formativas ofertadas aos articuladores de projetos, bem como as avaliações a serem aplicadas nos grupos de formação. Também se encontram semanalmente com a coordenação e apresentam a ata de todas as reuniões realizadas pela equipe. Podem participar alunos de qualquer curso de graduação da UFC.

equipes de apoio

Podem atuar em uma das seis equipes de apoio ao PACCE: Apoio Interno, Apoio à Célula, Avaliação, Comunicação, Interação e Apoio Tecnico. Neste caso, planejam e executam as atividades a serem desenvolvidas por sua equipe de trabalho. Encontram-se com a coordenação quinzenalmente e apresentam semanalmente a ata de todas as reuniões realizadas pela equipe. Podem participar alunos de qualquer curso de graduação da UFC.

Docência em Aprendizagem Cooperativa

Bolsa específica para alunos dos cursos de licenciatura, que elaboram e desenvolvem atividades docentes usando a metodologia da aprendizagem cooperativa em sala de aula. Reúnem-se mensalmente com a coordenação.

Articulação UFC/Educação Básica – Projeto Eu Curto a Universidade

Participam de projetos e ações para estimular estudantes das escolas públicas a ingressarem na Universidade e do curso de formação para facilitadores em Aprendizagem Cooperativa na Educação Básica. Também facilitam oficinas de Aprendizagem Cooperativa para formação de células cooperativas na Educação Básica para estudantes de escolas públicas e articulam ações nas Escolas Populares Cooperativas (EPC). Podem participar alunos de qualquer curso de graduação da UFC.


Leia o nosso Termo de Compromisso do Bolsista (2011)

Calendário PACCE

Calendário PACCE
Clique na imagem para acessar nossa agenda!
Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC)
Coordenadora: Prof.ª Dra. Tereza Cristina Batista De Lima
Contatos: pacce@prograd.ufc.br
+55 (85) 3366-9444

Posts Populares

Coodenadoria de Formação e Aprendizgem Cooperativa. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

- Copyright © PACCE UFC -PACCE- Powered by Blogger - Designed by Lincoln00 -